data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Rony Pillar Cavalli e Juliana Korb disputam as eleições da OAB de Santa Maria
Na reta final para as eleições da subseção da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Santa Maria, os advogados Juliane Muller Korb, da Chapa 10, e Rony Pillar Cavalli, da Chapa 11, participaram, na quarta e na quinta-feira, respectivamente, do Jornal do Diário (JD). Ambos tiveram espaço de oito minutos para reafirmar suas propostas para o triênio 2022/24. Neste sábado, os candidatos irão se encontrar frente a frente, no programa Sala de debate, a partir das 19h. A mediação será realizada pelo advogado e diretor jurídico do Diário, Ricardo Jobim. O debate pode ser acompanhado pela TV Diário, pela Rádio CDN (93.5 FM) e no Facebook ou Youtube.
JULIANE
A primeira candidata a participar do JD foi a atual vice-presidente da Subseção de Santa Maria, Juliane Korb. A candidata relembra que ingressou na instituição enquanto era membro da comissão do Jovem Advogado, tornando-se presidente da comissão, além de delegada da Casa de Assistência. Segundo a advogada, sua candidatura se trata de uma construção coletiva que, de forma natural, foi sendo desenvolvida:
- Hoje eu represento um grupo que quer continuar um trabalho cada vez mais solidificado da instituição, e também represento um grupo, como sou oriunda da Jovem Advocacia, que anseia por renovação na instituição com apoio de novas lideranças.
Criado durante a pandemia, projeto solidário que serve refeições no Beco do Beijo pede doações
DIFICULDADES
Questionada sobre quais são as principais dificuldades enfrentadas atualmente na Ordem dos Advogados do Brasil, a candidata faz um apanhado de forma geral, afirmando que a advocacia enfrenta um período de periclitância desde 2019, sendo fortalecida com o período pandêmico. De acordo com ela, em 2019, fatores como a greve do judiciário e a pandemia de coronavírus causaram momentos de austeridade para a área.
-É por isso que precisamos estar atentos, oferecendo estrutura para os advogados, suporte através da instituição e acima de tudo uma instituição respeitada e digna que seja capaz de transmitir sentimento e valorização da advocacia -
Desolação e memórias trágicas: quase nove anos depois, veja como está o interior do prédio da Kiss
PROPOSTAS
Diante dos problemas, a candidata traz em sua campanha propostas que, segundo ela, visam uma reconstituição do poder judiciário em Santa Maria, promovendo mudanças e melhorias. Seu principal foco é implementar o uso de tecnologias mais eficientes para a advocacia.
- A gente traz propostas para que as comissões sejam cada vez mais ampliadas, que nós tenhamos cada vez mais colegas participando da instituição. Também é preciso que tenhamos um olhar atento às nossas estruturas funcionais da OAB, para que o colega tenha cada vez mais suporte dentro da instituição - enfatiza Juliane.
A advogada ainda ressalta que o seu projeto é voltado para os advogados de Santa Maria, em um olhar de cuidado, de respeito e aprimoramento daquilo que vem sendo feito.
Projeto capacita e ajuda jovens a entrar no mercado de trabalho em Santiago
RONY
Já na quinta-feira, foi a vez de o JD receber no estúdio o também candidato à eleição da subseção da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Rony Pillar Cavalli. O candidato contou sobre sua trajetória na advocacia, profissão que exerce desde 1997, e sobre seu trabalho no magistério superior.
Rony relatou sobre a decisão em se candidatar ao cargo de presidente da OAB de Santa Maria e comentou que não foi um desejo seu ou, ao menos, um projeto pessoal. O candidato afirma ter sido aclamado pelos demais colegas, que se mostraram insatisfeitos pela atual gestão, que, segundo ele, não representa mais os advogados após os problemas resultantes da pandemia.
- Estamos sendo prejudicados em prerrogativas, juízes não estão querendo nos atender, uma série de problemas que a atual subseção não enfrentou e não se colocou à frente desses problemas - comenta.
Centro de Apoio à Criança com Câncer e Bandeira Social contam seus pedidos para a campanha de Natal
DIFICULDADES
Ainda sobre sua decisão pela candidatura, ele relata que os motivos recorrentes na atuação do Poder Judiciário e no direito dos advogados também tiveram peso na sua decisão. Como principal dificuldade enfrentada, Rony diz haver desrespeito por autoridades constituídas quanto às prerrogativas, especialmente pelo Poder Judiciário estadual que, segundo ele, tem se negado a retomar as atividades de forma presencial:
- Ainda há alguns juízes que estão causando muita dificuldade em receber advogados quando isso é uma prerrogativa, prevista em lei. O estatuto da Ordem dos Advogados em lei estabelece que nós advogados temos o direito de ser recebidos pelo juiz independentemente de agenda.
Além disso, o candidato também aborda o excesso da virtualização, que foi introduzida em razão da pandemia. O advogado afirma ter conhecimento que o método tenha vindo para ficar e será evoluído de acordo com o passar dos tempos, porém, acredita que as atividades assim não devem ser consideradas necessárias. Para ele, é uma alternativa e não uma imposição.
Jovens atletas de Santa Maria defendem equipe de Teutônia em competição estadual
PROPOSTAS
Como propostas, o candidato busca cumprir com o papel solicitado pelos colegas, buscando modificações para uma melhor valorização e respeito dos profissionais da área. Ao final do espaço concedido pelo JD, Rony retoma dizendo que somente está nessa luta por conta dos colegas que o procuraram para se pôr à frente da causa.
- Os colegas que confiaram em nós vão esperar que nós estaremos presentes, cobrando das autoridades, constituindo uma posição para resolver o problema e isso é responsabilidade do presidente. Ele deve comparecer pessoalmente, falar com as autoridades e se posicionar e não mandar representantes ou tentar resolver através da seccional - conclui.
VOTAÇÃO
As eleições ocorrem no dia 22 de novembro, das 8h às 18h, de forma híbrida. Os 3,3 mil eleitores poderão votar presencialmente em sua seção eleitoral, ou de forma online, utilizando seu smartphone, computador ou tablet. Essa será a primeira vez que a OAB permite votação pela internet na história. A data é de pleito para diretorias e conselhos da OAB em outras seccionais do Estado, além de conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais.
*Colaborou Emanuely Guterres